logo

Casamento Católico – Orientações

A vida une as pessoas certas no momento certo.

Clique nos tópicos para ver:

✤ Processo Religioso

Inicia-se com pelo menos 4 meses de antecedência

Residentes noutra Paróquia:

Os noivos organizam todo o processo de Casamento na paróquia de residência de um dos noivos. Logo que esteja finalizado é entregue a Atestação da Câmara Eclesiástica ao pároco dos Milagres.

Residentes no estrangeiro:

O processo de Casamento é organizado na paróquia de residência dos noivos no estrangeiro. Estando pronto o dossier no estrangeiro é enviado à Câmara Eclesiástica de Leiria ou à paróquia dos Milagres para conclusão do processo em Portugal.

CPM – Centro de Preparação para o matrimónio:

Os noivos têm que participar nos encontros de preparação para o matrimónio (datas e locais a combinar com o pároco).

✤ Processo Civil

Inicia-se no máximo com 6 meses de antecedência

Residentes em Portugal:

Os noivos têm que ir à Conservatória do Registo Civil da área de residência para solicitar o “Certificado para Casamento” (tem apenas 6 meses de validade. Este documento, uma vez levantado na Conservatória é entregue ao pároco para ser anexado ao processo de casamento.

Já casados civilmente:

Entregar ao pároco a Certidão de Casamento váli-da, passada na Conservatória do Registo Civil.

Residentes no Estrangeiro:

Podem solicitar o “Certificado para Casamento” no Consulado de Portugal na zona de residência e enviar/entregar o dito documento ao pároco.

Podem casar civilmente no país de residência tendo que obrigatoriamente registá-lo no Consulado de Portugal e enviar/entregar a Certidão de Casamento passada no Consulado ao pároco.

✤ A celebração Religiosa

Leituras

As Leituras para a Missa ou Celebração da Palavra podem ser escolhidas pelos próprios noivos e apresentadas ao padre que preside à celebração antecipadamente. Também podem ser escolhidas em diálogo com o padre que preside ao Matrimónio.

Ornamentações e arranjos florais:

Os noivos podem enfeitar o local da celebração a seu gosto, desde que comuniquem ao pároco antecipadamente. Caso haja mais do que um Casamento no mesmo dia os noivos devem fazer uma só ornamentação conjunta.

Após o casamento o Santuário deverá ficar ornamentado para as missas habituais. No entanto devem ser retirados os enfeites colocados no corredor ou bancos.

Por motivos de conservação do Santuário não é permitido o uso de colas, agrafos e/ou pioneses.

A passadeira da Igreja é azul. Outra cor é da responsabilidade dos noivos.

O tradicional arroz, confettis e pétalas apenas podem ser lançados no exterior do Santuário. Informam-se os noivos que a posterior limpeza tem custos para o Santuário.

Testemunhas (padrinhos):

Entre todos os padrinhos, nas assinaturas, dois deles terão que apresentar obrigatoriamente o Cartão de Cidadão, ou fazer-se acompanhar da respetiva fotocópia. O número de padrinhos não tem limite.

Animação Coral:

É da responsabilidade dos noivos a contratação do grupo coral (tendo em conta que é importante que o grupo tenha experiência litúrgica) e a escolha dos cânticos adequados para a celebração.

Fotografia e vídeo:

Havendo uma equipa de profissionais, exige-se que não perturbem a celebração, não exagerando nos movimentos. Pede-se uma postura discreta, elegante e digna do espaço. Aconselha-se um diálogo prévio com o pároco.

Despesas do Casamento:

As despesas inerentes ao processo de Casamento são variáveis (consoante os documentos a solicitar a outras paróquias – certidão de Batismos / certidão de estado livre e a Atestação da Câmara Eclesiástica). Pede-se aos noivos que sejam liquidadas antes do dia do Casamento.


Grupo CoralliuM
Missas de casamento e baptizados
➸ Ver no Facebook   ☏  914 904 484


Simple Harmony
Música de cerimónia
➸ Ver no Facebook